A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural - CIPATR trabalha com o objetivo de eliminar riscos ocupacionais, condições inseguras, acidentes e doenças provenientes do desenvolvimento das atividades laborais. Neste sentido, nós criamos o Programa Acidente Zero - PAZ.
Os participantes do programa são as equipes de campo, nas quais são realizados mensalmente os Checklists da CIPATR, compostos pela avaliação de itens de segurança, saúde e meio ambiente. Bimestralmente, três equipes, são premiadas pelo seu desempenho em Segurança no Trabalho.
O programa tem como objetivo principal desenvolver entre os colaboradores uma cultura de segurança no trabalho, em que eles estejam atentos aos riscos da função, buscando realizar as atividades da forma mais segura para sua proteção e protegendo também os seus colegas.
Na busca constante por iniciativas que promovam a sustentabilidade, a excelência e a valorização das pessoas, priorizamos o estabelecimento de relações de valor com a comunidade em que estamos envolvidos.
A cada nova operação, possíveis impactos negativos são identificados e tratados, buscando mitigá-los ou, no mínimo, atenuá-los. É mantido um canal permanente de diálogo com a sociedade, por meio de seus integrantes e/ou representantes.
Estudantes do Ensino Fundamental recebem treinamento teórico e prático para a formação de multiplicadores em educação ambiental. O conteúdo oferecido aborda temas como fauna, flora, lixo, queimadas, primeiros socorros, civismo, moral e ética, assuntos os quais são contextualizados com a realidade local. Realizado em parceria com a Polícia Ambiental do Estado de Santa Catarina entre os anos de 2015 e 2018, o programa formou 190 protetores ambientais de 11 a 14 anos nos municípios de atuação da empresa (Campo Belo do Sul, Capão Alto e São José do Cerrito).
Em parceria com a 1ª Companhia do 2°Batalhão de Polícia Militar Ambiental - PMSC de Lages, apoiamos a realização do Programa Unidos Pelo Meio Ambiente - PUMA.
Participam do programa alunos das escolas de Capão Alto e Campo Belo do Sul, das turmas do 4º ano do ensino fundamental. Os formandos recebem aulas teóricas e práticas que envolvem conteúdo programático, abordados nas cartilhas da série nosso ambiente: fauna, flora, água, pesca, agrotóxicos, poluição, lixo, queimadas, unidades de conservação e outros conteúdos ambientais emergentes.
No ano de 2019 formamos 6 turmas, um total de 110 alunos PUMAS, de duas escolas do Município de Capão Alto e mais três escolas no Município de Campo Belo do Sul. Na formatura, os alunos firmaram compromisso em adotar as práticas de proteção e salvaguarda dos recursos naturais. Como forma de reconhecimento, são feitos concursos nos quais as melhores redações elaboradas pelos alunos são premiadas.
Valorizamos a educação ambiental como ferramenta essencial para a proteção do meio ambiente.
Com o objetivo de proporcionar atividades de educação ambiental para visitantes em geral, em especial jovens e crianças, a trilha ecológica foi criada em um local de campos com capões de mata nativa, paisagem típica da região.
A trilha possui uma extensão de 800 metros e é percorrida em tempo médio de 30 minutos de caminhada. Durante o percurso, o visitante se depara com grandes exemplares da flora local e, se tiver sorte, pode observar espécies da fauna em seu habitat natural.
Em homenagem ao Sr. Valdir Diehl Ribeiro, colaborador que prestou valiosa contribuição para o desenvolvimento da empresa, o nome da trilha é uma forma de agradecimento e tem o intuito de perpetuar a sua ampla e estimada participação na história da Florestal Gateados.